domingo, 17 de novembro de 2013

Como cuidar de perna partida em Canário belga


O ideal é levar o canário belga, ou qualquer outro pássaro, ao veterinário logo após ele quebrar a perna, contudo nem sempre esta é uma medida fácil de ser realizada, muitas cidades nem contam com veterinários… A primeira medida é colocar uma tala na perna fracturada, por isso vou passar duas formas de “engessar” a perna machucada.

  •   Esta tala pode ser feita de alguns canhões de pena ou com palitos de fósforo, eles devem ser de um tamanho um pouco maior do que a perna do pássaro que vai ser tratada;
  • Você também pode pegar um canudinho de refresco cortado ao meio, corte apenas um lado de forma a encaixar a perna do pássaro no meio.
Em ambos os casos você deve fixar a tala com um pedaço de esparadrapo no centro da perna, conservando-a assim até que o pássaro possa firmar o pé no chão.
 O pássaro deve ser colocado numa pequena caixa ou gaiola, sem poleiros, as sementes e a água devem ser colocadas no chão da gaiola, onde ele possa comer ou beber sem ser necessário movimentar muito com que as pernas não possam alcançar os alimentos. A gaiola deve ser coberta com uma capa clara, a fim de esconder qualquer actividade que possa ser vista pelo pássaro, o que o faria mover-se, evitando que os ossos se liguem. Você também deve fornecer cálcio, de preferência na água, para ajudar a “colar” os ossos.

Sem comentários:

Enviar um comentário