sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Chapim-azul ( Cyanistes Caeruleus )


Chapin Azul Macho



O chapim-azul (Cyanistes caeruleus) é um pássaro com 10,5 a 12 cm de comprimento da família Paridae e é umas das mais pequenas e mais atraentes aves residentes em Portugal,. É uma ave muito difundida e comum, desde áreas temperadas a subárticas da Europa e Ásia ocidental, em florestas decíduas e mistas. É uma ave residente, isto é, a maioria destas aves não migra.



A sua plumagem muito colorida que varia desde o amarelo ao azul, branco, preto e verde, atrai até os olhares mais distraídos.
É uma ave muito activa que se alimenta de pequenos insectos, dando especial preferência aos afideos, o chapim azul é dono deu inúmeras vocalizações que utiliza em diferentes ocasiões como junto do ninho em situações de perigo quando encontra alimento etc.
Nidifica de Maio a Julho e o seu ninho é em forma de taça dentro de um buraco de arvore ou de uma caixa ninho, é uma aves extremamente prolifica que faz 2 a 3 posturas de 6 a 9 ovos cada uma, os ovos  são chocados pela fêmea durante 14 dias e são alimentados durante 3 semanas pelo casal.

Sem comentários:

Enviar um comentário