terça-feira, 9 de outubro de 2012

Aa Urtigas para os canarios



















As plantas das urticareas,são conhecidas pelo efeito irritante que provoca pelas suas folhas. Existem duas especies e diferenciam-se claramente:
Na urtiga dioica as inflorescências(sementes)formam bouquets que nascem na parte de inserção(que liga a
folha ao caule)o

pecíolo das folhas é mais largo e a planta é muito maior
,uns 150 cm.

Em contrapartida,a ortiga urens tem as inflorescências aredondadas,mesmo debaixo das folhas, são muito maiores e têm uns pecíolos muito pequenos,sendo o tamanho da plantamuito menor do que a sua "prima"cerca de 60 cm.

Ambas têm as mesmas properiedades.Também há quem chame de urtiga maior á dioica e urtiga menor á urens.Podem ser usadas frescas ou preparadas.
No norte de Espanha são fáceis de encontrar na altura das chuvas,(humidade),mas no sul só crescem em zonas frescas,e sombrias,e em terras com um alto nivel de matéria organica.
 
Uma opção para aqueles que apenas a encontram sazonalmente é colhe-la, secá-la e preparar infusões de urtiga.Quando secas,conservam-se num recipiente e fechado herméticamente.
A infusão em água,pode ser dada ás nossas aves sem qualquer problema,eu vou acrescentar algumas gotas de vinagre de maçã(cidra) para evitar a degradação da água.
 
Pode-se conservar no frigorifico por longos periodos,mas eu recomendo fazer apenas o que seja consumido no momento.Outra opção muito recomendada é utilizar preparados aquosos e concentrados da planta.
 
A urtiga contém flavonóides (de acção antioxidante e anti-inflamatória),ácidos orgânicos,mucílagos,taninos,e histamina e serotonina nos pelos urtigantes.É anti-hemorragica e anti-anémica,tónica e reconstituinte,diuretica e depurativa,analgésica e estimulante na produção de glóbulos vermelhos.
 
Contráriamente ao que se pensou dos pelos urticantes,os tentilhões devoram-nas e comem completamente;inclusive se as apanhamos com raízes,também as comem.É conveniente colhe-las com raízes,com sementes,que são a primeira coisa que eles comem.
As urtigas são muito recomendadas para manter saudaveis as aves da fauna europeia,principalmente os pintassilgos,que são das espécies mais sensíveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário