segunda-feira, 16 de julho de 2012

Quantidade e local



São os factores fundamentais de decisão. A quantidade depende necessariamente do local em que se pretende acomodá-los. E mesmo que o local permita não se deve iniciar com um grande número de casais.

Direi que o número ideal de casais para iniciar uma criação é de no máximo 10 (dez), alguns podem achar muito e outros muito pouco.

Número de casais

n.º de casais
área (m2)
n.º de filhotes (média/casal)
Tempo (min)
Dedicação
Tratamento
9
5
8
10
30
18
10
6
8
60
54
30
5
6
90
108
60
4
5
120
216
120
4
-
>180
Tabela 1 – Quantidade e local para criação de canários,
considerando gaiolas de 60x40x30 cm.

Para esclarecer alguns aspectos da quantidade montei a tabela 1, que representa aproximadamente o que em média ocorre na prática. É evidente que em função de muitas variáveis tais dados podem ser bastante alterados.

Com respeito ao local o ideal é que seja especificamente destinado à criação; bem iluminado, voltado para a nascente, com janelas amplas e com redes (mosquitos são inimigos mortais dos canários). instalações húmidos e frios são sinónimo de insucesso. A iluminação, pode ser controlada artificialmente desde que tecnicamente bem orientada (lâmpadas especiais).

É importante lembrar que o local deve ser suficiente para acomodar os futuros filhotes e que as voadoras geralmente em conjunto de três ou quatro não acomodam mais do que 15 – 20 filhotes cada.

Deve estar previsto, ainda, que o local ou canaril dê acesso à área ou pátio onde os pássaros possam ser expostos ao sol (banho e sol são fundamentais para desenvolver a plumagem). Recomenda-se não esquecer os pássaros ao relento quanto o tempo estiver nublado ou na existência de ventos, pois as correntes de ar podem causar sérios problemas respiratórios levando ao óbito.

Outro aspecto que deve ser observado é quanto ao forro e vedação do canaril. Insectos e roedores (ratos) são extremamente indesejáveis. Seus dejectos podem transmitir doenças e a sua presença, principalmente à noite, podem causar um verdadeiro caos na sua criação.

Sem comentários:

Enviar um comentário